Conteúdo do Combo:
Conteúdo do Curso:
Curso Preparatório para a Prova Nacional Docente – PND 2025.
I – filosofia da educação;
II – história da educação;
III – sociologia da educação;
IV – psicologia da educação;
V – teorias pedagógicas;
VI – didática e metodologias de ensino;
VII – teorias e práticas de currículo;
VIII – políticas públicas, organização, financiamento e avaliação da educação brasileira;
IX – metodologia de pesquisa em educação e ensino;
X – tecnologias da comunicação e informação nas práticas educativas;
XI – letramento científico;
XII – educação especial e inclusiva;
XIII – libras, cultura e identidade surda;
XIV – identidade e especificidades do trabalho docente;
XV – planejamento e avaliação do ensino e da aprendizagem;
XVI – práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos;
XVII – planejamento, organização e gestão democrática educacional em espaço escolar e não escolar;
XVIII – implementação e avaliação de currículos, programas educacionais e projetos político-pedagógicos;
XIX – práticas de articulação entre escola, família, comunidade e movimentos sociais;
XX – histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas;
XXI – educação, inclusão e direitos humanos;
XXII – educação socioambiental;
XXIII – educação para as relações de gênero e sexualidade; e
XXIV – educação para as relações étnico-raciais.
Curso do Conteúdo Específico de Pedagogia para a Prova Nacional Docente – PND 2025
I . Antropologia da educação;
II. Trabalho e educação;
III. Fundamentos metodológicos específicos do ensino de língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história, artes e educação física;
IV. Corpo, movimento e ludicidade;
V. Alfabetização e letramento;
VI. Letramento literário;
VII. Políticas de educação infantil;
VIII. Criança e infância (conceitos e características);
IX. Ensino, currículo e práticas interdisciplinares;
X. Atuação de pedagogos em espaços não escolares;
XI. Concepções de aprendizagem e de desenvolvimento da criança na educação infantil e nos anos iniciais;
XII. Concepções de aprendizagem e desenvolvimento de adolescentes, de jovens, de adultos e de idosos;
XIII. Práticas educativas para o processo de aprendizagem de crianças, de jovens, de adultos e de idosos;
XIV. Práticas de atendimento educacional especializado;
XV. Educação do/no campo e movimentos sociais;
XVI. Pedagogia como ciência da prática educativa;
XVII. Relação de ensino e aprendizagem e as dificuldades no processo de escolarização;
XVIII. Práticas de ensino na educação infantil;
XIX. Políticas e práticas de avaliação; e
XX. Organização, planejamento e gestão da educação.
– Os conteúdos serão postados gradativamente até a data da prova.
– O acesso ao curso estará disponível até 30 dias após a data da prova, com acesso ilimitado às aulas e materiais nesse período. 30 dias após a realização da prova o acesso ao curso será encerrado.