Este curso contém videoaulas, apostilas e simulados de conteúdos comumente presentes na parte de conhecimentos específicos.
O Curso possui os seguintes conteúdos:
- Introdução à educação Infantil
- Educação como direito na primeira infância
- Rotina na educação Infantil
- Processos de ensino-aprendizagem
- Currículo na Educação Infantil.
- Teorias do desenvolvimento Infantil
- Desenvolvimento Infantil para Piaget
- Desenvolvimento Infantil para Vygotsky e Wallon
- Proposta pedagógica e diversidades
- Componentes curriculares da educação infantil: o brincar, o movimento e o conhecimento de si e do outro
- Avaliação
- O trabalho com projetos na Educação Infantil.
- Eixos do trabalho pedagógico: o cuidar e o educar
- O educar e o cuidar na educação básica
- Interdisciplinaridade
- Transversalidade
- A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.
- Didática e Metodologia do Ensino
- Concepção de Criança
- Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil
- Princípios ético, político e estético na/da Educação Infantil
- Os Campos de Experiência e o Currículo na Educação Infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
- Articulação dos conceitos: infância, brincadeira, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem;
- Organização do Espaços Tempos, Planejamento, Proposta Curricular.
- Ação Pedagógica com os Bebês
- Apropriação da Linguagem Oral e Escrita
- Documentação Pedagógica
- Abordagens Participativas e Protagonismo
O curso possui validade de 1 (um) ano com acesso ilimitado às aulas e materiais nesse período.
