Curso Preparatório para o Concurso de Viana – ES com videoaulas, apostilas e simulados dos conteúdos de:
LÍNGUA PORTUGUESA
- Compreensão e interpretação de textos;
- denotação e conotação;
- figuras;
- coesão e coerência;
- tipologia e gênero textual;
- significação das palavras;
- emprego das classes de palavras;
- sintaxe da oração e do período;
- pontuação;
- concordância verbal e nominal;
- regência verbal e nominal;
- estudo da crase;
- semântica e estilística.
- Conhecimentos de elaboração de correspondências, protocolos circulares e ofícios.
MATEMÁTICA APLICADA
- I – Números e operações: cálculo aritmético, porcentagens, acréscimos e descontos.
- II – Álgebra e funções: proporcionalidade, grandezas diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais, sequências.
- III – Grandezas e medidas: áreas e perímetros de figuras planas.
- IV – Probabilidade e estatística: tratamento da informação, leitura e representação da informação em gráficos, tabelas e pictogramas e medidas de tendência central.
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL
- Lei Orgânica do Município de Viana/ES. Lei nº 3.492, de 15 de outubro de 2025 – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério Público do Município de Viana/ES.
- Lei Complementar nº 1.648, de 30 de julho de 2003 – Estatuto do Magistério Público do Município e Viana/ES.
CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
- Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea.
- Principais aspectos históricos da educação brasileira.
- Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira: as Diretrizes Curriculares Nacionais e suas implicações na prática pedagógica;
- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
- LDB – Lei Federal nº 9394/1996 e alterações posteriores;
- Parâmetros Curriculares Nacionais.
- Competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica.
- Constituição Federal de 1988 – Cap. III. Educação, trabalho, formação profissional e as transformações da educação básica.
- Função histórica e social da escola: a escola como campo de relações (espaços de diferenças, contradições e conflitos) para o exercício e a formação da cidadania, difusão e construção do conhecimento.
- Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação.
- Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo.
- A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.
- Currículo e cultura.
- Conteúdos curriculares e aprendizagem.
- Projetos de trabalho.
- Interdisciplinaridade e contextualização.
- A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP).
- O espaço da sala de aula como ambiente interativo.
- A atuação do professor mediador e a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento.
- Planejamento e gestão educacional.
- Gestão da aprendizagem.
- Professor: formação e profissão.
- A pesquisa na prática docente.
- A educação em sua dimensão teóricofilosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas.
- As concepções de aprendizagemaluno-ensino-professor nas abordagens teóricas.
- Principais teorias e práticas na educação.
- As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem.
- Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia.
- Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais.
- Temas contemporâneos: bullying, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais, a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais.
* Temas menores ou afins podem ser trabalhados de forma integrada em uma ou mais aulas.
* Os conteúdos serão postados gradativamente.
* O curso possui validade de 1 (um) ano com acesso ilimitado às aulas e materiais nesse período.
